
As inscrições para as vagas do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni) começaram nesta terça-feira (23). Portanto quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durante os últimos dois anos pode usar a nota da prova para concorrer a mais de 240 mil bolsas de estudo em instituições de ensino superior. O período de inscrições vai até o dia 26 de julho. Posteriormente, o candidato pode monitorar as notas de corte e aguardar os resultados da primeira chamada, que serão divulgados em 31 de julho.
Como se inscrever no ProUni
Todo o processo de inscrição é feito online, ou seja, pelo celular ou computador. Você precisa usar o login único do portal Gov.br para acessar a plataforma. Como resultado o site sincroniza automaticamente os dados das edições anteriores do Enem.
Siga estes passos:
- Acesse acessounico.mec.gov.br/prouni.
- Clique em “Inscreva-se”.
- Clique em “Entrar com Gov.br”.
- Faça login com CPF e senha.
- Autorize o acesso.
- Preencha o formulário com informações básicas.
- Insira os dados do grupo familiar.
- Escolha os cursos nos quais deseja concorrer.
- Clique sobre a graduação para ver as opções de bolsa.
- Complete a inscrição e acompanhe as parciais.
Como funcionam as notas de corte
Após as primeiras inscrições, o sistema do ProUni determina uma nota de corte necessária para ganhar a bolsa em cada curso. A nota varia por turma e instituição de ensino. Se a sua nota do Enem estiver abaixo do corte nas parciais, então você pode mudar o curso ou a faculdade escolhida para uma opção mais acessível. Em outras palavras, é possível mudar as escolhas até o último dia de inscrição. Após o fim do prazo, o sistema considera a decisão mais recente do candidato.
Bolsas disponíveis
A edição do segundo semestre de 2024 do ProUni oferece 243.850 bolsas de estudo. Na mesma linha, 170.319 são integrais (cobrem 100% do valor) e 73.531 são parciais (cobrem 50% da mensalidade). Na mesma linha, o programa inclui 367 cursos diferentes em 901 instituições de ensino superior em todo o país. Em primeiro lugar o estado de São Paulo oferece o maior número de bolsas, em segundo lugar Minas Gerais, seguido pela Bahia, Paraná e Amazonas.
Quem pode se inscrever no ProUni
Para se inscrever no ProUni, o candidato precisa ter participado de uma das últimas duas edições do Enem, com média mínima de 450 pontos nas notas das cinco provas e sem zerar a redação. Além disso, precisa atender a pelo menos um destes critérios:
- Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública.
- Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede privada como bolsista integral.
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição da rede privada, como bolsista integral.
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição da rede privada, como bolsista parcial ou sem bolsa.
- Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede privada, como bolsista parcial ou sem a condição de bolsista.
- Ser professor da rede pública de ensino, limitado apenas para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica (neste caso, o limite de renda não é aplicado).
Datas importantes
A primeira chamada dos resultados será divulgada no dia 31 de julho. A segunda chamada está marcada para 20 de agosto. Posteriormente os candidatos podem manifestar interesse na lista de espera nos dias 9 e 10 de setembro.
Dicas para os candidatos
- Monitore constantemente as notas de corte.
- Mantenha seus dados atualizados no portal Gov.br.
- Prepare todos os documentos necessários com antecedência.
- Considere todas as opções de cursos e instituições antes de fazer sua escolha final.
Como funcionam as parciais
O sistema do ProUni atualiza as notas de corte diariamente durante o período de inscrições. Portanto, você pode acompanhar essas atualizações para verificar suas chances de conseguir a bolsa. Caso a sua nota do Enem esteja abaixo do corte nas parciais, você pode alterar suas escolhas até o último dia de inscrição.
Considerações finais
Em suma, o ProUni oferece uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar no ensino superior com uma bolsa de estudos, facilitando o acesso à educação de qualidade. Prepare-se bem, acompanhe as notas de corte e faça escolhas informadas para aumentar suas chances de sucesso.
Leia Mais Reportagens no Nosso Site
Para se manter informado sobre este e outros assuntos importantes, acesse nosso site. Fique por dentro das notícias que impactam sua vida e sua comunidade.
Faça um comentário