Olimpíada de Paris 2024: Resultados e Expectativas para o Brasil

Brasil Busca Medalhas nas Olimpíadas 2024

A Olimpíada de Paris 2024 já começou, e o Brasil está em busca de mais medalhas para adicionar ao seu histórico olímpico. Com 274 atletas competindo em 39 modalidades, a expectativa é grande para que o país supere o desempenho de Tóquio 2020. Até agora, os brasileiros já conquistaram três medalhas, mas muitos atletas ainda têm chances de subir ao pódio. Neste texto, apresentamos um panorama das conquistas do Brasil até o momento, as expectativas para os próximos dias, as novidades desta edição dos Jogos e outras informações importantes sobre Paris 2024. Vamos conferir os detalhes!

Medalhas do Brasil Até Agora

O Brasil já conquistou três medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 até este domingo (28/7). Foram uma de prata e duas de bronze. A primeira medalha foi no judô masculino. Willian Lima ganhou a prata porque foi derrotado pelo japonês Abe Hifumi na final da categoria até 66kg. Larissa Pimenta também brilhou no judô, conquistando o bronze na categoria até 52kg ao vencer a italiana Odette Giuffrida, atual campeã mundial. Além disso, Rayssa Leal, no skate street, conquistou a terceira medalha do Brasil, um bronze, após ter ganhado prata em Tóquio.

Atletas Brasileiros em Competição

Nos próximos dias, muitos atletas brasileiros competirão em várias modalidades. Além disso, a expectativa é que aumentem o quadro de medalhas do país. O Brasil enviou 274 atletas para os Jogos deste ano, competindo em 39 modalidades diferentes. Em suma, a delegação brasileira é a quarta maior da história do país em Olimpíadas.

Expectativas e Desempenho Histórico

A expectativa é que o Brasil supere o desempenho da última edição dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em Tóquio, os brasileiros conquistaram 21 medalhas. Foram sete ouros, seis pratas e oito bronzes, o que garantiu a 12ª colocação no ranking de países. Além disso, em Paris, a competição está intensa. Há 3.800 horas de esporte ao vivo, com 329 medalhas de ouro a serem entregues em 32 esportes divididos em 48 modalidades ao longo de 18 dias de competição. Em suma, o Brasil espera um desempenho ainda melhor.

Igualdade de Gênero

Pela primeira vez, os Jogos Olímpicos contam com igualdade de gênero no número de atletas participantes. O Comitê Olímpico Internacional (COI) determinou que as vagas fossem igualmente distribuídas entre 5.250 mulheres e 5.250 homens. No Brasil, as mulheres são maioria pela primeira vez. São 153 representantes, ou 55% do total.

Quadro de Medalhas

Até agora, o Brasil conquistou uma medalha de prata e duas de bronze. Além disso, além das conquistas no judô e no skate, outros atletas brasileiros ainda competirão em várias modalidades, como atletismo, basquete, boxe, natação e vôlei, entre outras. Em suma, espera-se que o Brasil aumente seu quadro de medalhas nos próximos dias.

Modalidades e Atletas do Brasil

Os atletas brasileiros estão competindo em várias modalidades. São atletismo, badminton, basquete, boxe, BMX Freestyle, BMX Racing, canoagem velocidade, canoagem slalom, ciclismo de estrada, ciclismo mountain bike, esgrima, futebol feminino, ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica e handebol. Além disso, competem em hipismo adestramento, hipismo concurso completo de equitação, hipismo saltos, judô, levantamento de peso, luta, maratona aquática, natação, pentatlo moderno, remo, rugby sevens, saltos ornamentais, skate, surfe, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia.

Novidades nos Esportes

Em Paris 2024, o break faz sua estreia como esporte olímpico. Este estilo de dança, que surgiu no Bronx, Nova York, na década de 1970, agora é um esporte competitivo. Portanto, as competições de break acontecerão nos dias 9 e 10 de agosto. Além disso, essa novidade promete trazer uma nova energia aos Jogos Olímpicos.

Outras novidades observadas na olimpíada, incluem mudanças no formato da escalada esportiva, que agora terá competições separadas para boulder e guiada, e para velocidade. Além disso, o Kayak Cross, uma forma de canoagem slalom, também estreia nesta edição. Na vela, foram adicionadas as categorias iQFoil e Fórmula Kite. E, em suma, na natação artística, os homens competem pela primeira vez.

Mascote da Olimpíada

Os mascotes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 são as Phryges. São baseadas nos tradicionais gorros frígios. Esses mascotes simbolizam a liberdade e representam figuras alegóricas da república francesa. O lema é “sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe”.

Premiação em Dinheiro

A World Athletics anunciou que concederá prêmios em dinheiro nos Jogos Olímpicos pela primeira vez. Portanto, o prêmio total é de US$ 2,4 milhões. Além disso, os medalhistas de ouro receberão US$ 50.000. Em suma, essa é uma iniciativa inédita que valoriza ainda mais o esforço dos atletas.

Atletas Russos e Bielorrussos

Os atletas russos e bielorrussos competirão como atletas neutros (AIN – Atletas Neutros Individuais). Eles não participarão da cerimônia de abertura da Olimpíada de 2024 em Paris.

Cronograma das Competições

O cronograma das competições da olimpíada é extenso e variado. A cerimônia de abertura foi em 26 de julho. Os eventos de tiro com arco vão de 25 de julho a 4 de agosto, ginástica artística de 25 de julho a 4 de agosto, natação artística de 5 a 10 de agosto e atletismo de 1 a 11 de agosto. Outros esportes como badminton, basquete, vôlei de praia, boxe, canoagem, ciclismo, mergulho, hipismo e esgrima também têm datas específicas de competição.

Leia Mais Reportagens no Nosso Site

Então para se manter informado sobre este e outros assuntos importantes, acesse nosso site. Como resultado fique por dentro das notícias que impactam sua vida e sua comunidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*